Brigada Militar
Casas destelhadas em São Luiz Gonzaga.
Pelo menos 19 municípios gaúchos registraram danos por causa da chuva que retornou ao Estado neste fim de semana, conforme lista divulgada pela Defesa Civil. Os prejuízos incluem alagamentos, inundações, vendavais e deslizamentos de terra. Na Região das Missões, uma microexplosão afetou cerca de 15 mil pessoas no sábado (15).
O fenômeno caracterizado por chuva volumosa em curto espaço de tempo, acompanhada por rajadas de vento, aconteceu em São Luiz Gonzaga. As rajadas chegaram a 150 km/h. De acordo com a Defesa Civil, 400 pessoas ficaram desalojadas e uma ferida, além de das cerca de 15 mil pessoas afetadas. Segundo a Sala de Situação do Estado, uma microexplosão ocorre quando há instabilidade associada a uma frente fria, que se soma ao fluxo de umidade vindo do norte do país.
Conforme o levantamento da prefeitura do município, cerca de 1,2 mil residências, quatro escolas, dois postos de saúde, dois prédios públicos e outros estabelecimentos comerciais foram destelhados pelos ventos fortes e a queda de granizo.
Na Região Metropolitana, o município de São Sebastião do Caí voltou a ter bairros alagados devido à cheia do Rio Caí. Famílias foram removidas pela Defesa Civil e quatro abrigos foram montados para receber os moradores.
Na tarde de domingo (16), em Dom Pedro de Alcântara, Litoral Norte, um desmoronamento de terra destruiu um santuário religioso minutos antes de uma celebração. Não houve feridos, somente danos materiais.
Na mesma região, em Maquiné, 2 mil pessoas do distrito de Barra do Ouro ficaram ilhadas devido à interrupção da ERS-484 e ERS-239.
Os demais municípios afetados, segundo a Defesa Civil, registraram chuvas intensas, alagamentos e inundações pontuais. As regiões da Serra e do Litoral Norte registraram pequenos movimentos de massa sem maiores danos.
Municípios que registraram danos pelas chuvas:
- Arvorezinha
- Bento Gonçalves
- Boqueirão do Leão
- Canela
- Capão da Canoa
- Caxias do Sul
- Coqueiro Baixo
- Dom Pedro de Alcântara
- Igrejinha
- Mampituba
- Maquiné
- Pareci Novo
- Parobé
- Roca Sales
- São Luiz Gonzaga
- Rio Pardo
- São Vendelino
- Três Coroas
- Vale Real
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para tempestade, válidos até a manhã de terça-feira (18). Um deles, da cor laranja, representa perigo e é válido para o Norte, Serra e uma pequena parte da Região Metropolitana. O volume de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
O outro aviso, da cor amarelo, representa perigo potencial. Ele é válido para partes do Centro, Região Metropolitana, Noroeste e Sudeste. O volume de chuvas pode ser de 50 mm em 24 horas.